top of page

Profa. Borden Lacy, PhD

Deparment of Pathology, Microbiology, and Immunology

 Vanderbilt University School of Medicine

  Nashville, TN, USA

 

Dra. Lacy está interessada em compreender os mecanismos pelos quais as toxinas bacterianas contribuem para a patogênese. As toxinas de interesse atual incluem grandes toxinas com atividade glicosilação de Clostridium e as neurotoxinas de Clostridium. No seu laboratório usam uma combinação de métodos funcionais estruturais, bioquímicos, e baseados em células para o estudio das toxinas bacterianas. 

Profa. Cirle Alcantara Warren, MD

Department of Medicine

University of Virginia (UVA)

Charlosttesville, VA, USA

 

A pesquisa da Dra. Alcantara Warren é focada no reconhecimento, patogênese, impacto e controle de infecções entéricas. 

A Dra. Warren é Professora Assistente de Medicina na Divisão de Doenças Infecciosas e Saúde Internacional na UVA. Ela é médido da equipe da Clínica de Infecções Complicadas pelo C. difficile, prestando serviços de Transplante de Microbiota Fecal. Ela também está ativamente envolvido na orientação bolseiros de investigação internacionais no Centro de UVA para a Saúde Global.

Prof. Trevor Lawley, PhD

Wellcome Trust Sanger Institute

University of Cambridge

 Hixton, Cambridge, UK. 

 

A pesquisa do Dr. Lawley utiliza sequenciamento de alto rendimento do genoma para investigar populações C. difficile e comunidades microbianas intestinais que estão associadas com a saúde ea doença, e os modelos de infecção murina para  identificar os fatores genéticos do hospedeiro que estão ligados a susceptibilidade da doença. 

Prof. Carlos Quesada-Gómez, M.Sc.

Laboratório de Pesquisa em Bacteriologia Anaeróbia

Faculdade de Microbiologia, Universidade de Costa Rica

San José, Costa Rica

 

O Prof.  Quesada-Gómez é Professor Adjunto na Faculdade de Microbiologia da Universidad da Costa Rica. Ele tem experiência na área de Bacteriologia Medica, principalmente na linha de pesquisa de bacterias anaeróbias. Ele tem trabalhos e publicações nos temas de epidemiologia, resistência aos antimicrobianos, genes de resistência e virulência do C. difficile e Bacteroides.  O Prof. Quesada-Gómez tem colaborado ativamente com a equipe da UFC, com o laboratório NEMPI/UFC e atualmente dá continuidade aos dois projetos colaborativos entre as UCR e UFC. 

Prof. Esteban Chaves-Olarte, PhD

Diretor, Centro de Pesquisa em Doenças Tropicais

Universidade de Costa Rica

San José, Costa Rica

 

O Dr. Chaves-Olarte atualmente é Professor Titular da Faculdade de Microbiologia e Diretor do Centro de Pesquisa em Doenças Tropicais na UCR. Ele tem experiência nas áreas de microbiologia celular, patogênese e toxinas bacterianas. Atuando principalmente no estudo de toxinas variantes do C. difficile e no mecanismo de ação das toxinas.

Profa. Eliane de Oliveira Ferreira, PhD

Laboratório Biologia de Anaeróbios

Departamento de Microbiologia Médica,

Universidade Federal do Rio Janerio, RJ, Brasil

 

A Dra. Ferreira é Bióloga graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, possui Mestrado em Microbiologia  pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Doutorado em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fez doutorado sanduíche na Inglaterra (Universidade de Liverpool) e pós-doutorado na East Carolina University (Carolina do Norte, EUA) na Brody School of Medicine. Atualmente, é Professora Adjunta da UFRJ. Tem experiência na área de Microbiologia Médica com bactérias anaeróbias, principalmente com Bacteroides fragilis e Clostridium difficile. Atua principalmente nos seguintes temas: fatores de virulência bacterianos, microscopia eletrônica, patogenicidade e adesão bacteriana (células e componentes de matriz); Genômica: Biologia molecular (clonagem, mutagênese) e proteômica.

Dr. Rodrigo Silveira Silva, PhD

Escola de Veterinária 

Universidade Federal de Minas Gerais

Belo Horizonte, MG, Brasil

 

O Dr. Silva é Médico Vetérinario e tem experiência na área de Microbiologia Veterinaria, com ênfase em bacteriolgia de anaeróbios esporulados. Atuando principalmente no diagnóstico, epidemiologia, controle e vacinas de Clostridium difficile em animais.  

Dr. Hercules Moura, MD, PhD

Espectrometria de Massas e Proteômica. Divisão de Ciências Laboratoriais 

Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) 

Atlanta, GA, EUA

 

Dr. Hercules Moura, MD Ph.D., veio pela primeira vez ao CDC em 1989. Ele desenvolveu métodos para detectar e diferenciar os parasitas emergentes e oportunistas que afetam pacientes com AIDS. Dr. Moura atualmente serve como um microbiologista e especialista do Laboratório Espectrometria de Massa e Proteômica  (NCEH). Ele implementou programas baseados em espectrometria de massa em várias novas áreas, incluindo toxinas bacterianas identificação microbiana por MALDI-TOF-MS de resposta de emergência. Dr. Moura é autor e co-autor de mais de oitenta artigos científicos e capítulos de livros em proteômica Microbiologia e espectrometria de massa. Dr. Moura tem contribuído grandemente para a descoberta de biomarcadores microbiana, bem como o desenvolvimento de métodos para a detecção de diferenciar e quantificar as toxinas de proteínas. Ele concebeu a idéia do método Endopep-MS, que consiste na utilização de espectrometria de massa para detectar os produtos resultantes da atividade endopeptidase de exotoxinas bacterianas. Dr. Moura está aplicando proteômica e espectrometria de massa para detecção de Clostridium difficile biomarcador e das toxinas. 

Profa. Gerly A. de Castro Brito,MD,PhD

Departamento de Morfologia e Departamento de Fisiologia e Farmacologia

Faculdade de Medicina

Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, CE, Brasil

 

A Profa. Brito obteve título de doutora Farmacologia pela UFC e pós-doutoramento na Universidade de Virgínia, com treinamento em doenças infecciosas, voltado para a pesquisa da lesão induzida por C. difficile em células epiteliais intestinais e em neutrófilos humanos. Atualmente, é Professora Titular do Departamento de Morfologia da Faculdade de Medicina da UFC. Membro do programa de pós-graduação em Farmacologia (nível 6, CAPES) e coordena o Programa de pós-graduação em Ciências Morfofuncionais (PCMF). Contribuiu com a criação do programa de Pós-graduação em Ciências Médicas (nível 6, CAPES) da UFC, tendo saído desse programa em 2013 para integrar o PCMF. A referida professora é líder do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Microscopia e Processamento de Imagens - NEMPI e coordenadora do DINTER UFC-UFRJ em Ciências Morfológicas. A Profa. Brito vem trabalhando, como pesquisadora e membro do comitê gestor, no INCT-Instituto de Biomedicina do Semiárido Brasileiro (IBISAB), onde é Coordenadora da Temática I em Doenças Diarreicas, Desnutrição e Saúde Bucal. Ela tem se destacado em trabalhos avaliando o impacto das doenças diarreicas, inflamação e toxinas de C. difficile com publicação significativa nessa linha de pesquisa.

bottom of page